terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Tritão-palmado


Nome Comum: Tritão palmado
Nome Cientifico: Lissotriton helveticus

Tritão-palmado macho encontrado em Fornelos no Municipio de
Ponte de Lima. Foto por André Correia
Descrição

Adulto
Tritão com um comprimento total entre 70 a 80 mm. Cabeça de contorno arredondado e um pouco aplanada com olhos pequenos em posição lateral. Corpo de secção redonda ou quadrangular com uma coloração castanha e verde-escuro com manchas negras. Cauda achatada lateralmente com algumas manchas escuras. Ventre com uma coloração amarela clara ou acinzentada Membros delgados com quatro dedos nos membros anteriores e cinco nas posteriores. Pele lisa durante a fase aquática e rugosa durante a fase terrestre.

Larva
Larvas recém eclodidas têm um tamanho entre 8 a 10 mm e possuem uma coloração amarelada com duas bandas escuras no dorso. Mais tarde tornam-se castanhas ou cinza escuro com pontuações escuras. Apresentam dedos curtos e brânquias bem visíveis.

Reprodução
A reprodução estende-se desde Dezembro a Maio, porém consoante a temperatura ambiente e aquática estes tritões podem se deslocar para os locais de reprodução mais tarde. Os locais de reprodução são em meios aquáticos com água parada ou corrente fraca. O acasalamento ocorre na água depois de um complexo comportamento. As fêmeas depositam entre 250 a 500 ovos durante a época de reprodução em locais como plantas ou objectos no fundo da água. O desenvolvimento embrionário demora entre 8 a 14 dias, depois segue-se o período larvar que pode durar 6 a 12 semanas consoante a temperatura e o alimento migrando depois para os refúgios na terra. Atingem a maturidade sexual após dois a três anos e a sua longevidade máxima conhecida é de 12 anos.


Actividade
 A sua actividade é nocturna no entanto durante a fase aquática também se encontra durante o dia. Durante a época terrestre este tritão pode entrar em períodos de estivação / hibernação.

Alimentação
Os adultos alimentam-se de pequenos insectos, aranhas e outros invertebrados. As larvas alimentam-se de organismos platónicos e posteriormente quando um pouco mais adultas alimentam-se de larvas de insectos

Habitat
Habita em prados, bosques em zonas terrestres e em zonas aquáticas habita em ribeiros, lagoas, charcos, represas e tanques.

Distribuição Nacional
Distribui-se desde o nível médio do mar até aos 1140 m na Serra do Geres. Distribui-se apenas na zona Norte no pais, espalhando-se por alguns núcleos e no zona litoral.

Curiosidades
Para se refugiar do predadores o tritão palmado usa a fuga rápida para zonas com vegetação no entanto pode também usar as secreções tóxicas das suas glândulas cutâneas.

Sem comentários:

Enviar um comentário